Cachaça inconstitucional

É lógico que o ministro Gilmar Mendes tem absoluta razão quando disse que a Lei da Ficha Limpa “parece que foi feita por bêbados”.

É lógico que a OAB se embriagou com a cachaça da opinião pública e do politicamente correto para apoiar a tal Lei da Ficha Limpa.

É lógico que essa gente que se embriagou, e que ainda continua bêbada, esqueceu algumas regras (básicas) do jogo, a saber:

  1. Não se pode interpretar a Constituição a partir de uma lei complementar. Querer impor à Constituição o que esta supostamente dito em lei hierarquicamente inferior é tese injurídica (para dizer o mínimo);
  1. Numa República não se pode atribuir competência de controle externo, que é do Poder Legislativo, a órgão auxiliar. Essa é a divisão clássica de Montesquieu. Se as câmaras falham nas suas funções, a estes poderes é que a sociedade deve exigir nova atuação. Tribunal de Contas é somente isso, órgão auxiliar, não órgão de controle externo. Pensar diferente é querer a extinção da república, é romper com a teoria Checks and Balances.

O restante é ignorância jurídica, ou má-fé mesmo.

 

* Texto publicado em agosto de 2016 e alterado hoje

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>