Cartilha Eleições 2020

Pelo menos desde as eleições de 2000 tenho produzido, disponibilizado e realizado para os clientes orientações de como proceder a partir da pré-campanha. É o que ainda hoje denomino de Planejamento Eleitoral.

Nas eleições de 2008 concebi e editei, com apoio do Marcos Coutinho Lobo & Advogados Associados, um “produto” diferente, a Cartilha Eleições 2008 (abaixo o inteiro teor da Cartilha em formato PDF tal como feito impressa).

A apresentação da Cartilha bem resume o objetivo. Vejam:

            “O presente trabalho é um auxílio aos pré-candidatos e candidatos às eleições de 2008 e a todos que, por dever de ofício ou por qualquer outro motivo, acompanham passo a passo o processo eleitoral.  É também uma colaboração ao processo eleitoral, do ponto de vista da efetiva democracia da informação no tocante às normas que regem as eleições.

            Apresenta informações referentes aos atos preparatórios das candidaturas, assim como aos alusivos e necessários a candidaturas já consolidadas.

            Cuida dos temas mais relevantes e que mais geram dúvidas. Não tem a pretensão de ser a “última palavra” sobre os assuntos tratados, nem muito menos visa esgotar os assuntos relacionados com as eleições.

            Por meio de uma linguagem simples, direta e acessível, quer apenas orientar melhor a conduta e o entendimento dos interessados.

            A parte principal da nossa “Cartilha Eleições 2008” contém, na ordem alfabética, os assuntos acerca dos quais mais recebemos consultas. As outras são anexos. O anexo I cuida especificamente dos gastos eleitorais. O Anexo II é a reprodução, na íntegra, na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral que cuida do calendário eleitoral.

            Esperamos que seja útil.

Marcos Coutinho Lobo

Digno de registro é que a revisão da Cartilha foi feito pelo saudoso amigo Walter Rodrigues.

O intento agora é reeditar a Cartilha, que passará a ser Cartilha Eleições 2020, com atualização do conteúdo naquilo que tiver sofrido mudança constitucional e legal, acréscimos de novos verbetes e anexos que tratam de outros temas específicos, como fiscalização no dia das eleições e prestação de contas.

Por fim, um último registro para dizer que apoios, patrocínios e parcerias serão bem recebidos na concepção, edição, confecção, divulgação e distribuição da Cartilha Eleições 2020.

Adiante, para quem não conheceu na época da edição e circulação, o inteiro teor da Cartilha Eleições 2008 em formato PDF tal como feito impressa.

cartilha-eleicoes-2008-pdf

3 comentários em “Cartilha Eleições 2020”

Fabiano | em: 13/09/2019 às 17:56

Parabéns pela iniciativa e disponibilidade. Confesso que fiquei bastante curioso e já estou à espera da Cartilha Eleições 2020.

FRANCISCO DA COSTA CRISPIM | em: 04/12/2019 às 12:52

BOA TARDE, GOSTARIA MUITO DE RECEBER A CARTILHA ELEIÇÕES 2020, COMO DEVO PROCEDER? AGUARDO CONTATO.

    Administrador Administrador | em: 28/01/2020 às 19:56

    Não foi edita esse ano. O TSE demorou muito a publicar as resoluções.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>